< Voltar à Home
PIRELLI.COM / Pneus

Pirelli P Zero: um Grande Pneu para Grandes Estrelas

Os pneus P Zero mais famosos da história
O P Zero é o pneu mais famoso do mundo. Assim, não é surpresa alguma que ao longo dos anos algumas das estrelas mais famosas tenham posto sua qualidade à prova. Eis algumas das personalidades marcantes sempre serão associadas a um pneu marcante como esse. Afinal, potência não é nada sem controle.

1. Aston Martin DB10 de James Bond (007 Contra Spectre)
“Meu nome é Zero. P Zero”. É assim que os pneus que permitem ao 007 perseguir e escapar de vilões regularmente se apresentariam se pudessem falar. James Bond já dirigiu inúmeros carros ao longo dos anos (mais de 100), mas o último foi o DB10: um veículo especial exclusivo criado para o filme 007 Contra Spectre, precursor do DB11, prestes a ser lançado. Vários pneus Pirelli foram danificados na produção do 007 Contra Spectre, com a Pirelli fornecendo o pneu original de fábrica para a Aston Martin e seus clientes mais distintos, como o 007. Bond dirigiu vários outros carros da Aston Martin nos filmes recentes, como o Vanquish (007 – Um Novo Dia Para Morrer) e o DBS (007 – Quantum of Solace). Ao todo, os carros da Aston Martin estrelaram 12 dos 24 filmes produzidos de James Bond.

2. Lamborghini Gallardo de Uma Thurman (Mission Zero)
Mission Zero é um curta-metragem de oito minutos de duração com três protagonistas: Uma Thurman (do afamado Kill Bill), seu Lamborghini Gallardo amarelo e os pneus Pirelli P Zero. Filmado em 10 dias em Los Angeles (onde mais poderia ser?), o filme de 2007 gira todo em torno de Thurman tentando escapar de uma gangue de aspirantes a assassinos, com os pneus P Zero quase que literalmente fazendo a diferença entre vida e morte. Trata-se de um filme clássico de direção, na linha do ‘C’était un rendezvous’ de Claude Lelouch, enquanto Thurman destrói Los Angeles. Será que ela consegue? Você vai ter de assistir para descobrir.

3. LaFerrari verde de Jay Kay (Jamiroquai)
A Pirelli desenvolveu os pneus P Zero personalizados para a LaFerrari quando o hipercarro do Cavalo Empinado foi lançado em 2013, enquanto o líder do grupo Jamiroquai, Jay Kay, desenvolveu uma cor personalizada para o exemplar que havia encomendado: Caco, o sapo verde. Embora a inspiração do cantor tenha sido outra, ele queria o carro no mesmo verde da bandeira italiana. Com o vermelho das lanternas traseiras e o branco dos faróis, o carro é um tributo perfeito à tecnologia automotiva da Itália, da qual a Pirelli representa uma parte enorme. “Queria passar uma mensagem com o carro e, com isso, há uma primazia a que o carro realmente faz jus”, explicou Jay; nome verdadeiro: Jason Cheetham.

4. Pneu P Zero de 18 polegadas para o GP2 de Martin Brundle
Assim como a LaFerrari verde de Jay Kay, os espetaculares pneus P Zero de 18 polegadas adaptados para um carro de corrida exibido por Martin Brundle no Grande Prêmio de Mônaco de 2015 eram únicos. As capas desses pneus P Zero personalizados foram concebidas para mostrar uma possível direção futura que a Fórmula 1® poderia tomar, bem como para demonstrar a capacidade da Pirelli de criar um pneu para façanhas feito sob medida para praticamente qualquer finalidade. Em 2014, a Pirelli já havia demonstrado um pneu de 18 polegadas em um carro de Fórmula 1® existente, com a Lotus no teste oficial de F1® em Silverstone, após o Grande Prêmio britânico. Mas foi a combinação dos pneus de 18 polegadas e as ruas fascinantes de Mônaco que realmente deram o que falar.

5. A Ferrari F40 mais cara do mundo
A história do P Zero remonta a 1987, com pneus que foram criados especificamente para a revolucionária Ferrari F40. Dotada de um motor biturbo 3.0 e um peso total pouco acima de 1100 quilos, a F40 era uma verdadeira fera. Espantosamente, o carro colocava toda a sua potência no solo sem a vantagem dos modernos sistemas de controle de tração e estabilidade eletrônica. Era necessário um pneu genuinamente especial, com tecnologia de competição, e foi assim que nasceu o P Zero. No ano passado, uma F40 totalmente original foi vendida em um leilão pelo preço recorde de 1,12 milhão de Euros, com apenas 7000 quilômetros rodados nos pneus P Zero desde nova.

6. Lamborghini Aventador de Kanye West
“Lamborghini Mercy, your chick she so thirsty, I’m in that two-seat Lambo with your girl, and…” (em português, “Lamborghini Misericórdia, sua gata está tão sedenta, estou naquele Lamborghini de dois lugares com sua garota, e…”) A bem do decoro público, pularemos o restante da letra do sucesso ‘Mercy’, de Kanye, que originalmente seria intitulada ‘Murci’, em homenagem ao Lamborghini Murcielago. Atualmente, o boss whip (‘carrão’, na gíria dos rappers dos EUA) de Kanye é um Aventador, que vem com pneus P Zero como original de fábrica. Na verdade, todo Lamborghini que saiu da linha de produção desde 1963 foi equipado com pneus Pirelli. Com Kanye já tendo vendido mais de 32 milhões de álbuns e atingido a marca de 100 milhões de downloads digitais, os pneus P Zero adaptados para seu Aventador preto fosco figuram entre as borrachas mais famosas do mundo.

7. Bentley Bentayga – o utilitário (SUV) mais veloz do mundo
O carro atinge a velocidade máxima de 301 km/h. E é um utilitário. Eis os dois fatos inacreditáveis que fazem o utilitário mais rápido do mundo se sobressair na multidão, tendo deixado todos chocados na sua apresentação no Salão de Genebra em 2015. Para atingir essas velocidades incríveis, garantindo sua fama instantânea, o Bentayga é fornecido exclusivamente com pneus P Zero no tamanho máximo de impressionantes 22 polegadas. Agora há algo para a Fórmula 1® matutar.

8. P Zero Silver – o primeiro pneu para carro de estrada originado diretamente da F1®
Ficando no tema da Fórmula 1® (para a qual a Pirelli é fornecedora exclusiva desde 2011), a empresa produziu o primeiríssimo pneu para estrada derivado diretamente da competição de F1® em 2012. O P Zero Silver, que reivindicou o seu lugar na história da Pirelli como mais um exemplo de como a empresa faz uso do automobilismo para definir o produto para estrada, utilizou o know-how da Fórmula 1® para reproduzir algumas características do composto duro na F1®, dando ênfase à durabilidade e o desempenho consistente em longas distâncias. Dessa forma, o pneu foi criado para sedãs esportivos de alta performance que cobrem mais de 20.000 quilômetros por ano: um produto verdadeiramente único.

9. Pagani Zonda de Lewis Hamilton
O tricampeão mundial de Fórmula 1® tem a garagem repleta de carrões, mas um dos mais famosos é o Pagani Zonda roxo: outro carro equipado exclusivamente com pneus Pirelli. O desempenho oferecido é tanto que um Zonda R com pneus P Zero bateu o recorde de volta mais rápida para carro de produção em série no lendário Nürburgring em 2010. O Zonda de Hamilton mora em Mônaco e é chamado de 760LH – por ter sido fabricado especialmente para ele.

10. Pirelli P Zero Nero vermelho de Naomi Campbell
Naomi Campbell pode não ter notoriedade por sua proeza na direção, mas ela sempre será associada ao P Zero por ter posado em um ensaio famoso com esse pneu para promover o relógio da Pirelli em 2006. E apenas esse fato faz do Pirelli P Zero Nero vermelho em questão provavelmente o mais cobiçado de todos os que já foram fabricados.

11. Pés P Zero de Carl Lewis
Lewis Hamilton recebeu seu nome em homenagem a Carl Lewis: ídolo de seu pai e protagonista da campanha publicitária global mais famosa da Pirelli. Após o sucesso da imagem ‘potência não é nada sem controle’ (retratando (Carl) Lewis nos blocos de largada de uma corrida, calçando sapatos de salto agulha vermelhos), o atleta estrelou uma propaganda para a televisão em 1990 que o mostrava fazendo sprint por Nova York e subindo a Estátua da Liberdade. O segredo é revelado no final: pés com sola padrão Pirelli. Sem sombra de dúvidas os pneus P Zero mais extraordinários do mundo.

12. A Gymkhana com o Ford Mustang 1965 de Ken Block
Os vídeos de Gymkhana (práticas livres com automóvel) de Ken Block são os de maior sucesso desse tipo no mundo, com o norte-americano fazendo drifts, derrapagens laterais e saltos para desviar de uma série de obstáculos urbanos pelo caminho, com direito a cavalos de pau e fumaça de pneu. Em 2014, Block criou o único Ford Mustang 6.7 do mundo com tração nas quatro rodas e 850 HP de potência, baseado em um modelo de 1965 e equipado com pneus P Zero como a estrela do Gymkhana 7 (com mais de 32 milhões de visualizações no YouTube).

13. Ford Fiesta RS de Valentino Rossi para o Campeonato Mundial de Rali
Quando se trata de heróis do esporte, ninguém supera o “Doutor”. Além de dominar a corrida de motociclismo, Valentino também é um exímio motorista e tetracampeão do Rali de Monza, na Itália, evento que conquistou nos últimos anos. Uma parte essencial de seu sucesso se deve aos pneus P Zero para rali, que o ajudaram a superar algumas das principais estrelas do Campeonato.

14. Maserati GranTurismo MC Stradale de Lionel Messi
O atacante do Barcelona, tido por muitos como o melhor jogador de futebol do mundo, tem vários carros. Mas um em que é visto com bastante frequência é o Maserati Gran Turismo MC Stradale branco (na realidade, todos os seus carros são brancos). Os pneus originais de fábrica do carro foram Pirelli P Zero, que oferecem conforto para GTs e uma velocidade constante.

Saiba mais