< Voltar à Home
PIRELLI.COM / Pneus

As 10 melhores
estradas no mundo

1. A Estrada do Atlântico
Møre og Romsdal, Noruega
(5 milhas/8km)
Fiordes, montanhas, mares agitados, ilhas rochosas e aldeias pitorescas – você encontrará milhares de quilômetros de tudo isso na longa costa atlântica da Noruega. Mas para deixar as coisas mais emocionantes, há um pequeno trecho chamado ‘A Estrada do Atlântico’ que se destaca. Ele liga uma cadeia de minúsculas ilhas através de uma série de pontes projetadas com muito requinte, como se dinheiro não fosse o problema. É tão espetacular, especialmente no meio do mar, que dez diferentes montadoras de automóveis filmaram comerciais lá.

2. Passo do Stelvio 
Bormio, Itália
(12 milhas/20km)
Pode não ser a rota mais bonita ou cênica, mas o Stelvio é geralmente escolhido como a melhor estrada do mundo para dirigir – algo que até o programa Top Gear da BBC reconheceu. Essa rota alpina entre a Itália e Suíça é simplesmente uma longa “parede” com 48 curvas fechadas que chega à altitude máxima de 2.757m no topo… além de 34 curvas da descida. Você vai trabalhar muito os braços e gastar muito pneu – exatamente o que os motoristas apaixonados mais gostam.

3. Passo de Hardknott
The Lake District, Inglaterra
(15 milhas/24km)
Prepare-se para a estrada conhecida como a ‘mais chocante do Reino Unido’. Esse remoto, selvagem e lindo passo perto do pico mais alto da Inglaterra, o Scafell Pike, é quase tão estreito quanto uma trilha, sem proteções nas encostas e com inclinações de 33%. Esses trechos que chegam a assustar de tão inclinados, assim como as curvas extremamente fechadas, fazem você querer diminuir a marcha quando percebe que já está na primeira. Fica localizada na parte alta da West Cumbria, então espere chuva horizontal, rajadas de ventos e superfícies escorregadias. 

4. Hringvegur 1 – Rodovia Nacional 1
Islândia
(828 milhas/1.332km)
O anel viário nacional da Islândia faz um loop contínuo ao longo da sua costa. Para a população local ele serve de ligação entre todas as vilas de pesca passando pelas extremidades da ilha. Para os visitantes, oferece uma viagem encantadora através de cenários extraordinários de geleiras, vulcões, quedas d’água, gêiseres, lagos, montanhas, mares, fiordes, ilhas e icebergs. Fique atento às poças de lama azul geotermais, cursos de lava quente e renas inquisitivas. E quando escurece, prepare-se para um espetáculo da Aurora Boreal também.

5. Overseas Highway
Miami a Key West, Estados Unidos
(113 milhas/182km)
A estrada atravessa tanto mar que lembra uma viagem de barco. Um trecho que parece mais um sonho e que liga o continente à cadeia de ilhas localizadas bem ao sul da Flórida. É uma viagem exótica de corais, mangues e praias arenosas com muitas palmeiras. Durante o caminho, você cruzará 42 pontes sobre o mar, uma delas com 11km. Esses cenários litorâneos ficam mais bonitos durante os clássicos nascer do sol e pôr do sol da Flórida.

6. Icefields Parkway
Banff a Jasper, Canadá
(140 milhas/230km)
A estrada ao norte de Banff em direção a Jasper é de arregalar os olhos - ela passa pelo coração das Montanhas Rochosas. O destaque é o Campo de Gelo Columbia, uma área de 325 quilômetros quadrados de gelo sólido com até 365m de espessura, inclusive mais de 100 geleiras. O restante da viagem cruza dois parques nacionais, passando por vastas florestas verdes margeando picos nevados, quedas d’água ensurdecedoras e lagos cintilantes. 

7. The Garden Route 
Mossel Bay ao Rio Storms, África do Sul
(148 milhas/238km)
Uma das melhores viagens de férias do mundo, o famoso trecho que sai da parte leste da Cidade do Cabo é uma rodovia confortável e bem sinalizada ao longo da costa dos sonhos. Você dirigirá entre o Oceano Índico e as montanhas verdes, curtindo uma sequência de praias arenosas com lindas montanhas ao fundo e elegantes e antigas cidades costeiras coloniais. 

8. Rota dos Sete Lagos
Villa la Angostura a San Martin de los Andes, Argentina
(68 milhas/110km)
Essa maravilhosa rota que atravessa o ‘Distrito dos Lagos’ na Argentina era utilizada somente para viagens off-road, mas foi recentemente pavimentada. Agora a adorável e cênica rota pode ser atravessada facilmente – contanto que você não se distraia com as constantes vistas a lagos, florestas e rios. Fique atento ao gado e cavalos de fazendas remotas que atravessam a estrada. Leve também algum combustível extra e bebidas porque não há postos de serviço no caminho.

9. Stuart Highway
Darwin a Port Augusta, Austrália
(1.761 milhas/2.834km)
Os australianos chamam essa rota norte-sul que atravessa o coração do seu país de ‘A Trilha’. Você seguirá os passos intrépidos do explorador vitoriano escocês John McDouall Stuart desde o árido deserto do outback no Sul da Austrália até a exuberante cidade tropical de Darwin, localizada no norte do país. Faça um curto desvio e pare em Uluru, sempre tomando cuidado com os indóceis cangurus e ‘trens da estrada’, os gigantescos comboios de caminhões em alta velocidade.

10. Over-Water Highway
Província de Hubei, China 
(7 milhas/11km)
Aqui você tem a chance de dirigir em uma estrada nova em folha construída sobre rio em meio a profundos desfiladeiros. Os engenheiros construíram dessa forma e não na encosta para proteger as árvores. O espetacular trecho impressiona tanto pela vista quanto pela experiência de direção.

Saiba mais